A organização de toda festa de formatura começa à partir de um ponto: a escolha da comissão de formatura. São os integrantes dela que vão representar toda a turma e ser o ponto de interseção entre os formandos e a empresa assessora do evento. Portanto, cabe a eles responsabilidades muito importantes. Confira, a seguir tudo sobre uma comissão de formatura.
O que é comissão de formatura?
Para que uma festa de formatura seja realizada, é preciso que haja um planejamento e organização, que começam muito antes da data do evento. Mas, o primeiro passo é definir quem serão os responsáveis por tomar as decisões e ser porta-voz da turma. Ou seja, uma parcela da turma é escolhida para ser representante dos colegas de sala nas reuniões, decisões e afins. A partir daí os escolhidos passam a integrar a comissão de formatura.
Em parceria com a assessoria de eventos, eles vão tomar as decisões da melhor forma para o fundo de formatura. Desde o local e data do evento à escolha do buffet e das atrações musicais.
Como montar uma comissão
Geralmente a comissão é formada por cinco integrantes,o número recomendado para representar uma turma com cerca de 30 alunos. A cada um dos integrantes são delegadas as funções de presidente, vice-presidente, tesoureiro, primeiro secretário e segundo secretário.
A escolha é feita a partir de uma reunião em que os formandos votam em quem eles acreditam serem mais capacitados para assumir o posto. Vale destacar que esse é um momento para deixar a amizade de lado e fazer uma escolha justa e imparcial.
É preciso analisar questões como responsabilidade, proatividade, espírito de liderança e criatividade para uma escolha certeira da comissão de formatura. O resultado da votação é um fator decisivo para o nível de sucesso da festa. Portanto, decidam com calma!
Responsabilidades e compromissos de uma comissão
Depois de definida a comissão, o primeiro passo dos escolhidos é pesquisar por empresas organizadoras de formatura, isto é, assessoria de eventos. Eles devem analisar com cautela e escolher uma empresa séria e comprometida. Para isso, é preciso agendar reuniões para conhecer melhor o trabalho de cada uma delas.
Após a escolha, a comissão passa a se reunir periodicamente com a assessoria para definir questões, como o planejamento, inicialmente.
Entre as tantas responsabilidades da comissão, estão:
- Escolha do local do evento;
- Definição da data;
- Análise das propostas da assessoria;
- Definição de onde e de que maneira investir o dinheiro arrecadado;
- Tomar decisões a respeito de todas as comemorações;
Viu o quanto é importante a existência de uma comissão organizadora? Portanto, faça uma escolha consciente. Sua turma já tem uma comissão definida? Então chegou a hora de escolher uma assessoria para a sua festa. Clique aqui e veja como podemos te ajudar na organização do dia mais inesquecível da sua vida.