Eventos acadêmicos: quais as diferenças entre eles

O mundo acadêmico não consiste apenas em sala de aula e provas. Na verdade, existem diversos tipos de eventos técnicos e científicos que contribuem e enriquecem o conhecimento dos universitários. Você certamente já ouviu falar e já participou de algum deles. Mas será que você está inteiramente por dentro de quais são as diferenças entre os eventos acadêmicos? Para confirmar, continue a leitura que vamos te apresentar do que se trata cada um deles. 

Diferença entre os eventos acadêmicos

Em um ambiente com diferentes tipos de eventos científicos, é importante conhecer as diferenças entre essas modalidades. Afinal, cada um deles tem sua importância e necessidade. Então, para saber se o evento se encaixa naquilo que você procura, é fundamental entender do que se trata cada termo. Tanto para um estudante, quanto para um organizador de eventos, para que não haja risco da divulgação de um termo que não condiz com o conteúdo abordado na cerimônia. Vamos a eles?

Congresso

O congresso é um evento acadêmico que geralmente tem duração de alguns dias e é organizado por associações ou entidades. Por ser mais amplo, costuma ter na programação outros tipos de encontros, como palestras, mesas-redondas, simpósios e etc. O congresso é centralizado em uma temática que possui várias especificidades, abrindo espaço para diversos debates. 

Seminário

O seminário funciona como um debate onde há um orador que apresentada oralmente algumas ideias que serão discutidas posteriormente. Geralmente a temática relaciona-se com pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes.

Simpósio

O simpósio consiste em um encontro de pesquisadores, onde também há a presença de um moderador, que se reúnem com o intuito de promover debates sobre um assunto específico e, dessa forma, chegar a algumas conclusões sobre o tema em questão.

Conferência 

A conferência é um evento acadêmico mais formal, no qual especialistas se reúnem para falar sobre um assunto específico. Normalmente a reunião é guiada por um presidente de mesa que tem autoridade e conhecimento acerca do tema abordado. 

Nessa cerimônia geralmente o público presente participa do debate fazendo perguntas formuladas por escrito ou feitas oralmente ao final do discurso. 

Palestra

As palestras se aproximam do formato de uma Conferência, apesar de ser mais informal. O público participa desse tipo de evento por ter interessante na temática a ser abordada pelo palestrante. Com isso, a plateia costuma participar da palestra destinando perguntas ao profissional durante a apresentação.

Mesa-redonda

As mesas-redondas normalmente fazem parte da programação de um evento maior, como um Congresso. O encontro consiste num debate acerca de um assunto, muitas vezes polêmicos, sobre o qual os especialistas presentes apresentam opiniões e posicionamentos de forma ativa. Para que o debate ocorra de forma organizada, é comum a presença de um coordenador para conduzir e moderar a discussão. 

Workshop

Os workshops referem-se a encontros com cunho de treinamento. Com isso, uma das suas principais características é a abordagem de um assunto de forma mais profunda e prática, estimulando que os participantes do evento acadêmico saiam de lá colocando em prática o que foi abordado.

E aí, você já conhecia o significado de todos esses eventos acadêmicos? Esperamos ter contribuído com seu conhecimento. Clique aqui e acesse outros conteúdos sobre o mundo universitário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *